top of page
Buscar

Brasília: Conheça a Capital Brasileira

Atualizado: 2 de out. de 2024

Brasília, a capital do Brasil, é uma cidade que transcende a função administrativa para se tornar um ícone de inovação, cultura e beleza arquitetônica. Fundada em 21 de abril de 1960, sua criação foi um passo audacioso rumo ao desenvolvimento nacional, promovendo a integração do vasto território brasileiro e estimulando o crescimento do interior do país. Com seu planejamento urbano pioneiro e arquitetura marcante, Brasília é um destino que oferece muito mais do que a simples visão de uma capital administrativa.


Arquitetura Visionária: Um Passeio pela Cidade Monumental

Brasília foi construída pelo presidente visionário Juscelino Kubitscheck, o famoso JK. O plano piloto, idealizado pelo urbanista Lúcio Costa, é uma expressão de modernidade e funcionalidade. A cidade, com a forma de um avião ou de uma cruz, foi projetada para otimizar a organização do espaço urbano, separando áreas residenciais, comerciais e administrativas de maneira eficiente. Brasília possui muitas construções planejadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, muitas deles decoradas por azulejos do artista Athos Bulcão. A cidade também possui muitos jardins plantados pelo paisagista Burle Marx.


Praça dos 3 poderes:

Congresso Nacional- Um dos edifícios mais icônicos de Brasília, o Congresso Nacional é um exemplo da visão futurista de Oscar Niemeyer. Suas cúpulas distintas não apenas abrigam o Poder Legislativo, mas também são um marco visual que simboliza a abertura e a transparência do governo.


STF - Supremo Tribunal Federal


Palácio do Planalto - Sede do poder executivo, onde o presidente trabalha.


Espaço Lucio Costa - inaugurado 1992 no subsolo da praça dos 3 poderes, possui uma maquete do Plano Piloto.


Palácio da Alvorada: A residência oficial do Presidente da República é um exemplo impressionante da estética de Niemeyer, com suas linhas curvas e colunas esbeltas. Localizado às margens do Lago Paranoá, o Palácio oferece vistas deslumbrantes e reflete a elegância e a simplicidade da arquitetura modernista.


Palácio do Jaburu: também na beira do Lago Paranoá é a residência oficial do vice presidente.


Igrejas e Catedrais:

Catedral Metropolitana de Brasília: Projetada por Oscar Niemeyer, esta catedral é um dos ícones da arquitetura moderna. Sua estrutura em formato de uma coroa é composta por 16 colunas hiperboloides que se elevam em um formato cônico, criando um efeito visual impressionante.

O interior é igualmente notável, com vitrais que filtram a luz natural de forma dramática. Com 2.240 metros quadrados, este vitral é assinado, pela escultora e desenhista Marianne Peretti.


Igrejinha Nossa Senhora de Fátima: A igrejinha faz jus ao nome por ser uma construção diminuta, mas que se torna grandiosa pelas linhas arrojadas de Oscar Niemeyer. Inaugurada em 1958, antes mesmo da oficialização de Brasília, hoje ela é um cartão-postal na Asa Sul da capital.

Ela foi erguida a pedido de Juscelino Kubitschek por conta de uma promessa da esposa Sarah Kubitschek, então primeira dama, relativa à saúde de uma das filhas do casal. A igreja tem três pilares que sustentam uma laje triangular inclinada e as paredes externas são revestidas com azulejos de Athos Bulcão.


Santuário Dom Bosco: é uma igreja católica de Brasília, dedicada ao segundo padroeiro da cidade, São João Bosco, o Dom Bosco, que teria profetizado a existência da capital brasileira no século XIX durante um sonho.

A construção foi iniciada em 1963 e foi terminada em 23 de maio de 1970. Foi projetada pelo arquiteto Carlos Alberto Naves seguindo preceitos da arquitetura moderna, tal qual boa parte da cidade, mas com formas nas aberturas que remetem ao gótico.

O Santuário tem oitenta colunas de dezesseis metros, entre os quais ficam os famosos vitrais em doze tonalidades de azul. Os vitrais foram criados pelo artista belga Hubert Van Doorne. Também chama atenção o lustre central, que é aceso apenas em cerimônias ou, por pouco tempo, sob pagamento. Ele pesa duas toneladas e mede três metros e meio de altura, sendo formado por 7 400 peças de vidro de Murano, simbolizando Jesus Cristo como "a luz do mundo". O lustre foi criado pelo arquiteto Alvimar Moreira.



Vida Cultural:

Brasília não é apenas um centro administrativo; é um caldeirão cultural vibrante. A cidade é um espaço onde a diversidade brasileira se encontra e se celebra em várias formas:


CCBB - Centro cultural do Banco do Brasil

Caixa Cultural


SESI Lab - Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia


Museu Nacional


Museu JK e por do sol na praça do cruzeiro


Memorial dos povos indígenas


Museu de Valores do Banco Central


Museu do Catetinho - residência oficial de JK Durante a construção de Brasília


Cine Brasília - primeiro cinema de Brasília - cinema de rua, fora do shopping


Cine Drive in


Espaço Cultural Renato Russo


Torre digital


Torre de TV e Feira de Artesanato


Clube do Choro


Teatro Nacional Cláudio Santoro: Infelizmente devido ao descaso com a cultura se encontra fechado a mais de 10 anos.


Lago Paranoá: Idealizado em 1894 pela Missão Cruls, o Lago Paranoá é formado pelo represamento das águas do Rio Paranoá, com o objetivo de criar um grande corpo d'água que circunda a área central de Brasília. A construção envolveu a construção de um grande dique para represar o rio, resultando em um lago com cerca de 48 quilômetros quadrados de área, profundidade máxima de 38 metros e cerca de oitenta quilômetros de perímetro. O espelho de agua do Lago esta a exatamente mil metros acima do nível do mar.


Pontão do Lago Sul: Um dos melhores lugares para apreciar a beleza natural e relaxar, o Pontão do Lago Sul é uma área de lazer com restaurantes, bares e espaços ao ar livre. Com uma vista panorâmica do Lago Paranoá, é o local ideal para um passeio ao entardecer ou um jantar à beira d'água.


Ermida Dom Bosco: local muito bom para andar de Long Board, assistir o por do sol, ou ate mesmo entrar nas aguas do Lago Paranoá.


Deck norte e Deck sul - locais onde é possível alugar caiaques e pedalinhos para andar no Lago Paranoá

Dica: se tiver condições, procure fazer um passeio de barco ou de lancha no Lago, é bem legal passar embaixo da terceira ponte, também conhecida como ponte JK.


Festividades e Gastronomia: Uma explosão de cores e sabores

Brasília é palco de diversas festividades que refletem a rica tapeçaria cultural do Brasil:

Carnaval: A festa mais popular do país ganha uma versão própria em Brasília, com desfiles de blocos, bandas e uma atmosfera de celebração e alegria que contagia os moradores e visitantes.


Festas Juninas: Celebradas com música, danças e comidas típicas, as festas juninas em Brasília são uma oportunidade para experimentar a cultura nordestina em toda a sua diversidade.


Gastronomia: A cidade oferece uma ampla gama de opções gastronômicas, desde restaurantes de alta gastronomia até os famosos food trucks que servem pratos típicos do Brasil. A culinária em Brasília é tão diversa quanto sua população, refletindo influências de todas as partes do país. Não deixe de conhecer os tradicionais restaurantes Xique Xique, Beirute, Libanus.


Parques:

Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

Desde a sua fundação, em 11 de outubro de 1978, a estrutura localizada no coração da capital se transformou em ponto de encontro diário para milhares de brasilienses. O local reúne o trabalho do quarteto ícone da capital. Com projeto de Oscar Niemeyer, obra paisagística de Burle Marx e área urbanística desenvolvida por Lúcio Costa, o Parque ainda coleciona azulejos de Athos Bulcão.O Parque da Cidade contabiliza, em uma área de 420 hectares, uma série de atrativos para todas as idades, como churrasqueiras, quadras para a prática de modalidades esportivas, parques infantis como o famoso parque do foguete e o Nicolândia, praças, lagos, Centro Hípico, restaurantes e um extenso Pavilhão de Exposições. O local recebe, em média, 14 mil pessoas de segunda a sexta-feira e 37 mil aos fins de semana. Em eventos especiais, o público sobe para 80 mil. O parque da cidade ganhou fama nacional por meio da música Eduardo e Mônica do grupo brasiliense Legião Urbana. Possui Livre acesso 24 horas por dia; sete dias por semana e a entrada é gratuita.


Jardim Botânico de Brasília

O Jardim Botânico de Brasília é um espaço dedicado à conservação e pesquisa das plantas do cerrado. Com trilhas interpretativas e uma diversidade de espécies vegetais, é um lugar ideal para quem aprecia a botânica e a biodiversidade. O jardim possui áreas temáticas, como o Orquidário e o Viveiro de Mudas, além de belos jardins que encantam os visitantes.


Parque Olhos d'Água

O Parque Olhos d'Água está localizado na Asa Norte, e apesar de bem menor do que o parque da cidade, oferece excelente infraestrutura, com pista caminhada e corrida, trilhas para observação da fauna e flora, local para piquenique, possui parquinho para as crianças, academia ao ar livre, e banheiros. a entrada é gratuita porem é fechado no período no noturno.


Água Mineral

localizado dentro do parque nacional de Brasília, a entrada é paga, porem possui valores bem acessíveis. Possui enormes piscinas de agua corrente, Ideais para aliviar os dias de calor e secura do Cerrado. Dica: cuidado para os macaquinhos não roubarem sua comida.



Brasília é muito mais do que uma capital política; é um exemplo de planejamento visionário, uma celebração da diversidade cultural e um centro de criatividade e inovação. Sua arquitetura icônica e rica vida cultural fazem dela um destino fascinante para quem deseja explorar um aspecto único e moderno do Brasil. Ao visitar Brasília, você não apenas descobre uma cidade planejada com precisão, mas também mergulha em um ambiente vibrante que reflete a complexidade e a beleza do Brasil em toda a sua plenitude.

 
 
 

Comments


bottom of page